Ir para conteúdo
Felinto Network

A razão pelo qual você deveria manter sempre todos os seus plugins WordPress atualizados e o que é versionamento semântico


Mensagem adicionada por FNTWORK

A partir do WordPress v5.5, o WordPress adicionou uma nova funcionalidade "atualização automática". Embora isso seja algo a comemorar, infelizmente a forma como funciona a atualização não é 100% confiável, pois não lhe permite explicitamente definir para não fazer atualização de Major versions, por exemplo. Este tutorial vai ficar disponível apenas como referência.

Recommended Posts

O WordPress por si só não é um sistema muito seguro.

Por padrão uma instalação comum do WordPress já tem vários problemas de segurança que já foram resolvidos há anos em outros sistemas, porém um dos grandes problemas falando de segurança são os plugins.

⚠️ Irei falar sobre atualização de temas no final do artigo

Plugins são "extensões" que adicionam ou alteram funcionalidades do WordPress. Como qualquer pessoa pode publicar um plugin no diretório do WordPress, é uma boa prática manter o mínimo de plugins possíveis. Inclusive, excluir os que você não usa, pois isso diminui a chance de você ter no site um plugin com código malicioso.

Algo muito importante falando de plugins e temas é o processo de atualização e neste tutorial você vai aprender porque na minha opinião é mais do que recomendado que você configure a atualização automática de plugins no seu WordPress.

O que é versionamento semântico

Na indústria de software existe uma convenção que é chamada de versionamento semântico e é um padrão adotado pela grande maioria de plugins e temas do WordPress.

Screenshot_350.png.9740bc11f60b3f7cbe8c2ea193c84d66.png

Existem 3 classes de atualização:

Major - Uma mudança que torna incompatível o software com a versão anterior. (3.2.1 -> 4.0.0)

Minor - Geralmente adição de uma nova funcionalidade. (3.2.1 -> 3.3.0)

Patch - Correção de bugs, problemas de segurança e melhorias nas funcionalidades existentes. (3.2.1 -> 3.2.2)

Muito dos meus clientes apenas atualizam os plugins quando acessam o WordPress e se incomodam quando tem 5, 7 ou 10 atualizações pendentes. Isso é uma má prática, principalmente porquê neste meio tempo que os plugins não foram atualizados, o seu site estava vulnerável a várias brechas de segurança.

É por esse motivo que eu recomendo habilitar a atualização automática SOMENTE para as versões Minor e Patch dos seus plugins.

Ativando a atualização automática de plugins no WordPress

Como o WordPress não tem uma interface nativa onde você pode gerenciar quais plugins podem ser instalados automaticamente, recomendo a instalação do Companion Auto update.

⬇️ Fazer download do Companion Auto Update no repositório do WordPress.org

Depois instalado, acesse "Painel do WordPress > Tools > Auto Updates > Dashboard".

Recomendo deixar as seguintes opções ativadas:

Screenshot_351.png.4c690efc260351a63886369bc15c00d7.png

Cuidado ao atualizar temas automaticamente!

Não recomendo atualizar temas automaticamente, CASO você já tenha feitos personalizações no layout do seu tema, pois você sempre vai perder as suas modificações. Atualizar temas sempre é um risco pois pode mudar bastante a aparência do seu site. Se possível, recomendo que utilize um tema filho.

O que fazer caso tenha problema com alguma atualização?

O motivo que sou tão confiante em recomendar que você ative as atualizações no seu WordPress é que você sempre pode fazer um downgrade (voltar atrás em uma versão específica) com o plugin "WP Rollback".

⬇️ Fazer download do WP Rollback no repositório do WordPress.org

Depois de instalado, em "Painel do WordPress > Plugins", e na aba de Temas do WordPress também vai aparecer a opção "rollback". Ao clicar nesta opção você pode fazer downgrade de qualquer plugin ou tema que tenha uma versão inferior no repositório do WordPress.org

Como última recomendação, sempre faça backups do seu site!

Você pode seguir as melhores dicas e práticas de segurança e ainda assim ter problemas. Recomendo esse tutorial sobre como configurar backups no WordPress usando o Updraftplus:

 

Editado por FNTWORK
Adicionado informações sobre tema filho no WordPress
Link to post
Share on other sites
  • FNTWORK changed the title to A razão pelo qual você deveria manter sempre todos os seus plugins WordPress atualizados e o que é versionamento semântico

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Comece a digitar para responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...